Conselhos de colocação

  • Misture aleatoriamente tons e texturas
  • Cimento cola usual para mosaicos de cerâmica.
  • Aplique na parede e na parte de trás do Zelliges.
  • Corte de esquina, com disco de diamante.
  • Posicione à mão.
  • Posicione à mão, sem junta.
  • Espalhe o cimento cola líquido.
  • Insista em preencher bem o espaço entre os mosaicos.
  • Remova o excesso de cimento esfregando com um pano seco.

Zellige, definição

Os azulejos Zellige são tradicionais de Marrocos e são trabalhados um a um a partir de argila natural não refinada extraída na região de Fez (Marrocos). Esta argila é misturada e amassada com água, moldada à mão, seca naturalmente e cozida num forno. O vidrado (compostos vítreos e pigmentos minerais) é aplicado sobre os azulejos, depois derretido/vitrificado, resultando em múltiplas tonalidades semi-transparentes, metálicas, perolizadas ou opacas.
A essência do azulejo Zellige provem da irregularidade do aspeto da superfície, tom, brilho, profundidade e cor. Cada azulejo Zellige é único.

Manutenção do Zellige

s azulejos zellige vidrados são de fácil manutenção, limpos como qualquer outro azulejo de barro vidrado. Por outro lado o Zellige "metal" requer instalação e manutenção especiais. Contacte a nossa equipa de serviço ao cliente para mais informações.

Instalação ao ar livre

Os azulejos zellige, como outras cerâmicas esmaltadas, não são afetados pela exposição solar ou UV. A qualidade da superfície e da instalação (utilizando argamassa e adesivo adequado para uso exterior) ajudará os azulejos a lidar com os choques térmicos.
A resistência à geada dependerá da impermeabilização da argamassa e da estabilidade da ligação entre os azulejos e o subsolo, para evitar a infiltração de água.
Os azulejos Zellige são regularmente utilizadas no exterior em zonas de clima ameno.
Não recomendamos a utilização de azulejos Zellige ao ar livre em áreas sujeitas a geadas.

Instalação de azulejos Zellige

- Antes da instalação, misturar os azulejos com as suas diferentes tonalidades para compor um painel aleatório e harmonioso.
- Preparar e nivelar a parede antes de instalar os azulejos Zellige.
- Aplicar uniformemente pasta adesiva flexível para cerâmica na superfície a ser ladrilhada, bem como na parte de trás do azulejo. Ou fixe o Zellige com um silicone de montagem.
- Posicionar os azulejos à mão, sem deixar juntas (borda a borda) sem utilizar espaçadores de azulejo.
- Ajustar a colocação do azulejo com a profundidade do adesivo e o espaço da argamassa, procurando a harmonia da instalação. Com desenhos complexos, poderá ser necessário um maior ajuste.
- Instalações de pavimentos: deixar um pequeno espaço de argamassa ajudará a compensar os movimentos.
- Quando o adesivo estiver seco e os azulejos Zellige estiverem bem fixos, espalhar argamassa líquida sobre a superfície, com uma espátula de borracha, certificando-se de que os espaços entre os ladrilhos estão completamente preenchidos.
- Limpar o excesso de argamassa de cimento com uma esponja ou pano húmido. Retificar manualmente quaisquer possíveis defeitos em áreas que tenham sido deixadas sem argamassa.
- Os azulejos Zellige podem ser facilmente cortados ou biselados utilizando um disco de diamante com água. Também podem ser usados cortadores de azulejos, mas os resultados são menos precisos.
- Quando colocados em contacto direto com água: piscinas, chuveiros (pavimentos e paredes), elementos de água, bancadas de trabalho; certifique-se de que a sub- superfície é impermeabilizada. Como outras cerâmicas esmaltadas, cobrir uma superfície com azulejos Zellige não garante a impermeabilização. A humidade pode infiltrar-se através da argamassa ou quaisquer irregularidades da superfície.